terça-feira, 16 de junho de 2009

O conto e o reconto

O ato de contar de histórias ainda é uma a melhor forma de desenvolver a imaginação das crianças que ainda não desevolvem as habilidades de leitura da escrita.
Há quem diga: Quem conta conta um conto, aumenta um ponto". Vejamos como Ellison Asafe Rocha Sarmento, 4 anos, Jardim II se desenvolve no reconto de uma história.

OBRA LITIRÁRIA ESCOLHIDAS:
-SOLANGE, A. Fonseca Gontijo. Pepita, a piaba. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2004.
-Adaptado de Willian J. Bennett. O livro das virtudes para crianças. São Paulo: Nova Fronteira,1997.


O Conto: Pepita, a piaba.

Lá no fundo do rio vivia Pepita: uma piaba bem miudinha. Mas pepita não gostava de ser assim.Ela queria ser grande... bem grandona... Tomou pílulas de vitamina, vez musculação para peixe... Mas nada... Continuava miudinha.
_O que é isto? Uma rede? Uma rede no rio! Os pescadores! Ai, ai, ai...
Foi um corre- corre, um nada, um nada, Mas muitos peixes ficaram presos na rede.
E pepita? Pepita escapuliu da rede, e nadou para bem longe dali! E falou:
_Ufa! Se eu fosse grandona... eu nem quero pensar o que seria de mim.


O reconto de Ellison Asafe.

Era uma vez uma pepita que gostava de pescar, ela foi para Belém para pescar ninguém gostava dele e ele pescou um monte de peixe, ela tava lá no rio ela tava chorando acabou de chorar, ela foi procurar e ela foi pro mar, uns peixes grandes e os pescadores e ela fugiu dos pescadores, porque ela era pequenininha.
Interpretação do Conto “O pastorzinho e o lobo”.


Um menino mentiroso
Um pastorzinho levou suas ovelhas para pastar fora da aldeia.um dia quis pregar uma peça nos vizinhos:
_Um lobo, um lobo, socorro. Ele vai comer minhas ovelhas,
Os vizinhos largaram o trabalho e saíram para o campo socorrer o menino. Mas ele começou a gargalhar. Não havia lobo nenhum.
Outro dia ele decidiu brincar novamente quando os vizinhos vieram, não tinha lobo nenhum e começou a caçoar de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de verdade e começou a atacar as ovelhas.Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
_Um lobo, um lobo, socorro. Ninguém veio ajudar e o pastorzinho perdeu todo o rebanho
Ninguém acredita quando um mentiroso conta a verdade.


O reconto de Ellison Asafe

Era uma vez um lobo mau que era muito engraçado, ele gostava de comer, ele comeu todas as ovelhas, quando ele tava comendo uma ovelha, porque ele estava com muita fome, o menino estava na rua e ouviu o grito das ovelhas, ninguém acreditava nele, e o lobo mau comeu todas elas.

2 comentários:

  1. Salve !
    Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi.
    Não se assuste, já percebi que existem alguns blogs muito parecidos com o meu, ainda bem que estou no ar desde 2006 - tem um que chega a ser discaradamente igual inclusive no corpo de letra (até o layout é igual...falta de criatividade é um problema).Infelizmente, no momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em
    http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
    VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
    Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
    Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata.
    Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre e que os bons ventos sopre, sempre a seu favor.
    Saudações Florestais !
    Silvana Nunes.'.

    ResponderExcluir

  2. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

    NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15

    ResponderExcluir